BARALHO DE TRUCO | ||
Joga-se truco apenas com 1 baralho , retirando-se as cartas 8 9 10 e o curinga. Cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra. Da maior para a menor: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 (de todos os nipes) A carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe. Existem as Manilhas, que são as quatro cartas mais fortes do jogo, mais forte que o 3.
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AS MANILHAS | ||
No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta para cima (a "vira") e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são definidas como as Manilhas. As Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, mais fortes do que o 3. Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe, da seguinte maneira (do maior para o menor): Paus > Copas > Espadas > Ouros. Por exemplo se a vira for 5 as manilhas são os quatro naipes da carta 6. Paus Zap. Veja o exemplo abaixo, onde a "Vira" é um K, então as manilhas são os As.
No MisterTruco você pode ver quais são as quatro manilhas ao clicar no baralho Veja Também, a variação da regra, chamada Manilha velha, no final deste tutorial.
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ESTRUTURA DO JOGO | ||
O jogo é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo quem fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a "vira") e a carta sequinte em seus 4 diferentes naipes são definidas como as Manilhas. A mão é dividida em 3 rodadas. Em cada rodada cada jogador coloca uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. O jogo termina quando um jogador (uma dupla, ou um trio) alcançar 12 pontos.
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O TRUCO | ||
A grande característica e provavelmente o maior motivo da popularidade do jogo, é o chamado Truco! Truco é o pedido de "aumento de aposta". A rodada que normalmente vale 1 ponto passa a valer 3. Quando um jogador Truca outro jogador, este pode aceitar o Truco e rodada passa a valer 3 pontos, pode fugir, interrompendo a rodada e perdendo 1 ponto, ou pode pedir Seis, elevando o valor da aposta para 6 pontos. Da mesma maneira quando é pedido o Seis, as respostas podem ser aceitar, fugir or pedir Nove. O jogo de Truco também possui vários pequenos detalhes e variações, alguns deles são:
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Mão de 11: | ||
A mão-de-onze acontece quando um jogador(ou dupla) atinge 11 pontos na partida. Na mão-de-onze: 1) Não se pode trucar o jogador(ou dupla) que marcou os 11 pontos, ao analisar as cartas que tem em mãos, achar que não será possível vencer a "mão", é permitido "correr" do jogo, dando apenas 1 ponto ao adversário.
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- Mão de Ferro: (11x11) | ||
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- Mão de Ferro no escuro: (11x11 no escuro): | ||
A mão de ferro no escuro é jogada assim: A "vira" não poderá ser vista, ela deverá ficar separada e com sua face virada para baixo, bem como as 3 cartas de cada jogador. Ninguém poderá ver suas cartas para jogar. Cada jogador mostra uma de suas cartas. Estando as cartas na mesa, é hora de mostrar a "vira". Mesmo as cartas que estão na mesa, poderão ser manilhas de acordo com a "vira". Depois de ver quem levou a 1ª rodada, é hora de jogar a 2ª. Ainda serão jogadas no "escuro" a 2ª e 3ª rodadas, porém a "vira" já estará conhecida. No MisterTruco, você pode configurar para jogar a mão de ferro (11x11) normal ou no escuro, basta acessar o menu "Configurações" na tela do Game. | ||
- Carta Coberta: | ||
Na segunda ou na terceira mão o jogador pode optar por jogar uma carta coberta, assim pode esconder um pouco seu jogo dos adversários de acordo com sua tática. A carta coberta não vale nada, e quem jogou a carta coberta perde a rodada. Por exemplo, você pode ter três cartas muito fortes e ganhar a primeira rodada, mas você deseja que o adversário peça truco, então você joga a carta coberta, para esconder o seu jogo, na esperança dele pedir truco e você pedir seis. No MisterTruco, você cobre uma carta clicando nela com o botão direito do mouse. | ||
- Baralho limpo e sujo: | ||
O baralho sujo é exatamente como no descrito no inicio. O baralho limpo é quando tiramos também os 4 5 6 e 7. Cartas do baralho Sujo.: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 | ||
Baralho sujo: Estas cartas com os quatro naipes. | Baralho limpo: Estas cartas com os quatro naipes. | |
No MisterTruco, você pode configurar para jogar a com baralho limpo ou sujo, basta clicar no menu "Configurações" na tela do Game.
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- Manilha Nova e Velha: | ||
Manilha nova: É como já está descrito acima, onde as manilhas são diferentes a cada mão, dependendo da "vira". Veja o exemplo abaixo, onde a "Vira" é um K, então as manilhas são os As. | Manilha velha: | |
No MisterTruco você pode ver quais são as quatro manilhas ao clicar no baralho. No MisterTruco , você pode configurar para jogar a com manilha velha ou nova, basta clicar no menu "Configurações" na tela do Game. |
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Regras
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